Quantcast
Channel: Seu Bolso » apresentações
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Mais divergências do que convergências

$
0
0

Renato Cruz

Notebooks, netbooks, tablets, smartphones. Enquanto os vários setores do mercado de tecnologia passam por um período de convergência, os aparelhos usados pelas pessoas para acessar a internet, jogar, escrever textos, elaborar suas planilhas e fazer apresentações são cada vez mais diversos.

Muita gente diz que os tablets, como o iPad, da Apple, vão matar os netbooks, computadores portáteis de baixo custo. Ivair Rodrigues, da IT Data, isso não acontecerá. “O que pode matar os netbooks são os próprios notebooks”, disse Rodrigues.

O analista de mercado apontou que os preços desses dois tipos de equipamentos estão cada vez mais próximos. Existem, no mercado brasileiro, notebooks a R$ 990 e netbooks a R$ 800. A diferença está bem pequena. “Os tablets começaram a ser vendidos por aqui em novembro e ainda são caros”, disse Rodrigues. “Ainda não fazem nem cócegas nos netbooks.”

O diretor da IT Data disse que ainda não verificou queda nas vendas dos netbooks, mas admitiu que isso pode acontecer quando fechar os números do quarto trimestre.

Segundo Henrique Sei, diretor de marketing de produtos da Dell, o crescimento do notebook nas casas das pessoas deve fazer com que as empresas passem a usar cada vez mais os computadores portáteis.

“É o movimento chamado de consumerização: os equipamentos passam pelo mercado doméstico para depois chegar às empresas”, afirmou Sei.

Ainda existem empresas resistentes à adoção dos notebooks, principalmente por motivos de segurança. “As coisas vão mudar bastante”, disse o diretor da Dell. “Na década de 1960, um computador era usado por várias pessoas. Nos anos 1980, começamos a ter um usuário por dispositivo. Agora, temos um usuário com vários dispositivos.”


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images